A investigação e o ambiente

Os projectos de investigação à escala internacional, como os desenvolvidos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), assumem grande relevo na preservação do ambiente. As observações da OMN, baseadas nas imagens e mediações de 9 satélites, 10 mil postos de observação terrestres e 7 mil estações marítimas, permitem prever o tempo com bastante rigor, medir os níveis de radiação, a temperatura da água e o caminho seguido pelo plâncton no oceano. Torna-se, assim, possível acompanhar o estado da evolução do planeta Terra, em diferentes domínios.
 As tecnologias avançadas, apesar de não serem ainda 100% eficazes, permitem já prever catástrofes naturais ou prováveis agressões ao ambiente, podendo-se, atempadamente, tomar medidas conducentes ao combate às agressões ambientais.

Associações ambientalistas (movimentos ecologistas)

Os movimentos ambientalistas surgiram em grande força na década de 80, quando que começou a ter consciência da globalidade dos problemas ambientais.
As Organizações Não Governamentais (ONG) do Ambiente são muito importantes para defesa do ambiente, procurando interferir sobre as diferentes ameaças nos vários pontos do Globo.
As associações ambientalistas promovem a formação ambiental da população, elaboram estudos de impacte ambiental, defendem espécies protegidas e incentivam a criação de novas áreas protegidas.

A nível nacional:

·         Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - lpn.natureza@lpn.pt

·         Quercus - www.quercus.pt ou braga@quercus.pt

·         Geota - www.geota.pt
·         Olho vivo - Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos
·         Fapas  - Fundo para a Protecção da Animais Selvagens - www.farpas.pt
·         Almargem - Associação de defesa do património Cultural e Ambiental do Algarve - almargem@mail.telepac.pt
·         A ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural - aspa@aspa.pt
·         Associação Ecológica “Amigos dos Açores

·         A nível mundial

·         Sierra club - www.sierra.org
·         Greenpeace
·         World Wide Fund for Nature
·         Defenders of Wildlife (Defensores da Vida Selvagem)
·         The Nature Conservancy
·         Conservancy – TNC (A Conservação da Natureza).

Organização Meteorológica Mundial (OMM): Agência das Nações Unidas, fundada em 1951. Tem a sede em Genebra e dispões de oito comissões técnicas (Aeronáutica, Meteorologia, Hidrometeorologia, etc.) e de seis comissões regionais localizadas nos diversos continentes.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), da qual são Membros 185 Estados e Territórios com serviços meteorológicos, o fomento e criação de sistemas rápidos de intercâmbio meteorológico,  é uma agência especializada das Nações Unidas, cujos objectivos são:

  • Facilitar a cooperação à escala mundial na instalação de redes de estações para a execução de observações meteorológicas, hidrológicas e outras observações geofísicas relacionadas com a meteorologia e promover a criação e manutenção de centros destinados à prestação de serviços de meteorologia e afins;
  • Promover a criação e manutenção de sistemas destinados ao rápido intercâmbio de informações meteorológicas e afins;
  • Promover a uniformização das observações meteorológicas e afins e assegurar a publicação uniforme das observações e estatísticas
  • Prosseguir a aplicação da meteorologia à aeronáutica, à navegação, à problemática dos recursos hídricos, à agricultura e a outras actividades humanas;
  • Promover actividades no domínio da hidrologia operacional e manter uma íntima cooperação entre os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos;
Incentivar a investigação e a formação no domínio da meteorologia e, quando conveniente, em áreas afins e apoiar a coordenação das respectivas vertentes internacionais.

Bandeira da OMM
Tipo: Agencia especializada
Acrónimo: OMM
Comando: Alexander Bedritsky
Status: Activa;
Fundação: Genebra, Suíça
Website: www.wmo.int