terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ambiente e Sociedade

        A acção do Homem no nosso planeta tem sido notável, especialmente ao longo do século XX. No entanto esta acção nem sempre se pode considerar favorável e positiva. Apesar dos inúmeros benefícios que o desenvolvimento trouxe, permitindo uma melhoria da qualidade de vida das populações, muitos foram os atentados contra a Natureza.
Desde há milénios que o homem explora e modifica a Natureza para subsistir, mas nos últimos anos criou novas substâncias, algumas nocivas, que se têm difundido pela biosfera, atmosfera ou hidrosfera em seu prejuízo.
Assim, é urgente inverter esta tendência para preservar o futuro do planeta Terra.

O Ambiente

Que ambiente para o século XXI?
Segundo o célebre ambientalista Maurice stroug, a civilização desaparecerá no século XXI se não for construído um sistema de valores que tenha por base o respeito pela Natureza.

Qual o estado real do nosso planeta?
Agora estamos pior do que antes das conferências mundiais em Escolombo e no Rio de Janeiro. Em Estocolmo perdemos a inocência. Antes desta, contaminávamos o meio ambiente sem perceber. No Rio de Janeiro, compreendemos muito melhor este problema. Houve tomadas de consciência. Firmámos convenções sobre as mudanças climáticas, sobre a biodiversidade.
Mas, o que aconteceu desde então?
A população duplicou, a economia mundial multiplicou-se. Portanto, o impacto ambiental aumentou.
Depois destas conferências desenvolvemos a tecnologia para minimizar o prejuízo. Agora, temos os meios, mas falta ainda a motivação.

Impactos ambientais

Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da acção do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultado de acidentes naturais: a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio, etc. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela acção do homem. Mas quem é esse homem genérico, agente vago que muitas vezes é responsabilizado por tudo? Quando dizemos que o homem causa os desequilíbrios, obviamente estamos a falar do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua história. Estamos a falar particularmente do capitalismo.
Podemos diferenciar os impactos ambientais em escala local, regional e global. Podemos também separá-los naqueles ocorridos em um ecossistema natural, em um ecossistema agrícola ou em um sistema urbano, embora um impacto, à primeira vista ocorrido em escala local, possa ter também consequências em escala global. Por exemplo, a devastação de florestas tropicais queimadas para a introdução de pastagens pode provocar desequilíbrios nesse ecossistema natural, extinção de espécies animais e vegetais, empobrecimento do solo, assoreamento dos rios, menor índice fluviométrico, etc., mas a emissão de gás carbónico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o "efeito estufa". Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo um efeito também em escala global.