Quais as principais formas de degradação da biosfera?

A biosfera é constituída por diversos biomas, ou seja, regiões determinadas por um clima característico que abrangem ecossistemas semelhantes.
O planeta apresenta uma enorme diversidade no que se refere às características climáticas, pelo que a flora e a fauna apresentam também formas muito variadas.
Estas encontram-se muitas vezes sujeitas à pressão do Homem, que é o principal responsável pela destruição destes ecossistemas.
A biosfera é a componente da terra onde os seres vivos, animais e vegetais, podem realizar as suas funções vitais. Pode ser entendida, assim, como o conjunto dos ecossistemas do mundo que são comunidades orgânicas de plantas ou animais observados no seu habitat natural. Deste modo, um ecossistema é formado por todos os seres vivos e por toda a matéria inerte que com eles se relaciona num determinado lugar.
A acção do Homem sobre a biosfera promove transformações, tendo em vista o aumento dos recursos, em resposta ao crescimento populacional. Por isso, introduz alterações que a desfiguram.
Mas as acções do Homem nem sempre são negativas ou de consequências graves para o meio ambiente, nomeadamente para as formações vegetais. Assim:
·         A produção de mais solo cultivável é uma acção empreendida nas margens dos desertos, pântanos ou áreas inundáveis.
·         A selecção e o cruzamento de espécies animais e vegetais possibilitam criar novas espécies mais adaptadas ás condições ambientais e que melhor servem as necessidades humanas.
·         A domesticação dos animais e a colonização ou as trocas de espécies agrícolas, entre os espaços geográficos, possibilitam maior capacidade produtiva pelo Homem.